A história da firma Jalber, Lda. começa no final da década de 1940 em que, com o fim da Segunda Guerra Mundial e o consequente desenvolvimento da actividade económica a nível mundial, se tornou possível o desenvolvimento do mercado de produtos de higiene, beleza e perfumaria.

Nessa altura, em Portugal, esse mercado era pouco menos que incipiente e despertou o interesse para a constituição da firma Jalber, Lda. para a comercialização dos mesmos.

Lentamente, com o passar dos anos, foi adquirindo a representação de várias marcas de topo a nível mundial, e foi desenvolvendo o negócio, não só com a venda e distribuição desses produtos como também no seu fabrico, em virtude dos condicionalismos económicos e industriais da época. Foi também um inovador em técnicas de comercialização e marketing que ajudaram a criar o mercado que hoje conhecemos.

Anos mais tarde, foi feita a expansão do negócio para Angola e Moçambique com a construção de 2 fábricas, uma em cada província, e com o estabelecimento de uma rede de vendas e de distribuição nesses territórios. De salientar que os produtos e as técnicas usados eram rigorosamente os mesmos que se usavam em Portugal Continental que, por sua vez, eram verificados e validados pelos laboratórios internacionais das marcas então representadas.

Como em todos os negócios, houve fases de expansão e estabilização em que algumas marcas ou representações eram substituídas por outras de nível igual ou superior.

Depois de 1974, com a consequente liberalização da importação deste tipo de produtos, deu-se a grande expansão deste mercado e a natural autonomização de marcas pertencentes a multinacionais. Nessa altura foram estabelecidas parcerias com 2 dos grandes grupos do sector, o que confirma o reconhecimento por parte destes da qualidade de serviços e da presença no mercado desta firma.

Actualmente, e por ser uma empresa familiar, encontra-se sob a direcção da 3ª geração que iniciou um ambicioso plano de desenvolvimento e de modernização para fazer face aos desafios que actualmente se colocam não só na comercialização das marcas de que é representante, mas também na distribuição e produção de produtos de marca própria.